PORTUGAL ESTÁ LIBERANDO VISTO PARA TRABALHO REMOTO

Ajude alguém compartilhando!

Agora Portugal possui visto para trabalho remoto!

Nos dias de hoje a tecnologia permite que boa parte dos profissionais trabalhem remotamente, em qualquer lugar do mundo. Isso porque a pandemia da Covid-19 acelerou muito esse processo, em decorrência da necessidade de permitir que os profissionais trabalhassem a partir de casa. Com isso em mente, o país de Portugal criou um novo visto especificamente para trabalho remoto.

Portugal é um destino bastante desejado pelos brasileiros, principalmente pelo fato de compartilharem o mesmo idioma. Atualmente os brasileiros são a grande maioria dos estrangeiros presentes no país de Portugal. Porém, em virtude do custo de vida consideravelmente menor em relação a outros países da Europa, pessoas de outros lugares do mundo também estão começando a se interessar neste destino.

Em uma reportagem do jornal The Washington Post, que pode ser lida neste link, Portugal começou a perceber um aumento na quantidade de pessoas que querem permanecer no país por mais tempo, ou por tempo indeterminado, apesar da queda no número de turistas por causa da pandemia. Visando ter mais controle e maior facilidade no processo, o governo de Portugal realizou a criação de um novo visto específico para essa categoria.

Visto de nômade digital

Esse novo visto possibilita que trabalhadores que morem fora do país residam em Portugal. Para conseguir o visto é necessário fornecer documentos de residência fiscal, contrato de trabalho e comprovante de renda média mensal dos últimos 3 meses que sejam equivalentes a pelo menos 4 vezes o salário mínimo de Portugal (algo que beira os R$ 14.000,00 em conversão direta). Caso tenham essa mesma renda citada anteriormente, os trabalhadores autônomos também poderão requisitar o visto.

No mês de Julho, quando Portugal ainda estava discutindo a possibilidade deste novo visto especial, Ana Catarina Mendes afirmou: “Portugal é um país de imigração que precisa de imigrantes, que precisa e beneficia do contributo dos imigrantes para a sua demografia, para a sua economia, à sua cultura”.

Por fim, gostaríamos de ressaltar que Portugal não é o primeiro e nem o único país que possui este tipo de visto. O primeiro país que criou essa modalidade, no ano de 2019, foi a Estônia. Ao todo, existem vinte e cinco países que possuem este tipo de visto, entre eles o Brasil.


Fonte: olhardigital.com.br